Como reduzir a pegada ecológica
AUTORA
Professora Caroline Hneda Bilak, 4º e 5º anos – Educação Integral
Os alunos assistiram a uma videoaula sobre o tema pegada ecológica, na qual puderam observar os tipos de poluição e como eles ocorrem no nosso meio ambiente. Também foram analisados os malefícios causados ao planeta e à nossa qualidade de vida, além de formas de reduzir a pegada ecológica.
Após a visualização da videoaula, os alunos realizaram a escrita de um texto sobre como reduzir a pegada ecológica.
Ainda discutindo o tema, questionei os alunos sobre quais atitudes poderíamos adotar para reduzir a pegada ecológica. Como sugestão, as crianças propuseram realizar a coleta de resíduos que poderiam estar espalhados nas proximidades da escola. Com a supervisão da professora, os alunos se reuniram e executaram essa ação, descartando adequadamente os materiais recolhidos.
Dando continuidade ao trabalho, em outro momento, foi solicitado que as crianças trouxessem de casa alguns materiais recicláveis, como caixinhas e tampas de garrafas (também foram utilizados fita durex ou crepe e grampeador para unir as partes). Os alunos foram orientados, em duplas, a construir um brinquedo com esses materiais. Surgiram então ideias como caminhõezinhos, palácios e robôs — brinquedos que serão utilizado em outro momentos para a diversão.
Professora Caroline Hneda Bilak, 4º e 5º anos – Educação Integral
Os alunos assistiram a uma videoaula sobre o tema pegada ecológica, na qual puderam observar os tipos de poluição e como eles ocorrem no nosso meio ambiente. Também foram analisados os malefícios causados ao planeta e à nossa qualidade de vida, além de formas de reduzir a pegada ecológica.
Após a visualização da videoaula, os alunos realizaram a escrita de um texto sobre como reduzir a pegada ecológica.
Ainda discutindo o tema, questionei os alunos sobre quais atitudes poderíamos adotar para reduzir a pegada ecológica. Como sugestão, as crianças propuseram realizar a coleta de resíduos que poderiam estar espalhados nas proximidades da escola. Com a supervisão da professora, os alunos se reuniram e executaram essa ação, descartando adequadamente os materiais recolhidos.
Dando continuidade ao trabalho, em outro momento, foi solicitado que as crianças trouxessem de casa alguns materiais recicláveis, como caixinhas e tampas de garrafas (também foram utilizados fita durex ou crepe e grampeador para unir as partes). Os alunos foram orientados, em duplas, a construir um brinquedo com esses materiais. Surgiram então ideias como caminhõezinhos, palácios e robôs — brinquedos que serão utilizado em outro momentos para a diversão.
Comentários
Postar um comentário