Multiplicação e Divisão por meio de Grupos
AUTORA
Professora Caroline Hneda Bilak, quarto e quinto anos
A atividade buscou desenvolver a compreensão dos conceitos de multiplicação e divisão por meio da manipulação de materiais concretos e da formação de grupos.
Foi utilizado os cubos de encaixe para:
-Representar a multiplicação como adição de parcelas iguais;
-compreender a divisão como distribuição ou agrupamento de elementos;
-Resolver situações-problema com apoio de blocos de montar;
-Trabalhar o raciocínio lógico-matemático;
-Promover a cooperação e o trabalho em equipe.
A atividade foi realizada em pequenos grupos. Cada aluno recebeu blocos de montar (cubos) e uma ficha de atividades com situações que envolviam formar grupos com quantidades iguais.
Durante a prática, os alunos utilizaram os blocos para representar os enunciados das questões. Exemplo: "Forme 5 grupos com 4 cubos cada" ou "Divida 24 cubos em 6 grupos". As representações visuais ajudaram os alunos a entender que multiplicar é juntar grupos iguais e dividir é separar em partes iguais.
Professora Caroline Hneda Bilak, quarto e quinto anos
A atividade buscou desenvolver a compreensão dos conceitos de multiplicação e divisão por meio da manipulação de materiais concretos e da formação de grupos.
Foi utilizado os cubos de encaixe para:
-Representar a multiplicação como adição de parcelas iguais;
-compreender a divisão como distribuição ou agrupamento de elementos;
-Resolver situações-problema com apoio de blocos de montar;
-Trabalhar o raciocínio lógico-matemático;
-Promover a cooperação e o trabalho em equipe.
A atividade foi realizada em pequenos grupos. Cada aluno recebeu blocos de montar (cubos) e uma ficha de atividades com situações que envolviam formar grupos com quantidades iguais.
Durante a prática, os alunos utilizaram os blocos para representar os enunciados das questões. Exemplo: "Forme 5 grupos com 4 cubos cada" ou "Divida 24 cubos em 6 grupos". As representações visuais ajudaram os alunos a entender que multiplicar é juntar grupos iguais e dividir é separar em partes iguais.
Comentários
Postar um comentário