Multiplicação e Divisão por meio de Grupos

AUTORA
Professora Caroline Hneda Bilak, quarto e quinto anos

A atividade buscou desenvolver a compreensão dos conceitos de multiplicação e divisão por meio da manipulação de materiais concretos e da formação de grupos.

Foi utilizado os cubos de encaixe para:

-Representar a multiplicação como adição de parcelas iguais;

-compreender a divisão como distribuição ou agrupamento de elementos;

-Resolver situações-problema com apoio de blocos de montar;

-Trabalhar o raciocínio lógico-matemático;

-Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

A atividade foi realizada em pequenos grupos. Cada aluno recebeu blocos de montar (cubos) e uma ficha de atividades com situações que envolviam formar grupos com quantidades iguais.

Durante a prática, os alunos utilizaram os blocos para representar os enunciados das questões. Exemplo: "Forme 5 grupos com 4 cubos cada" ou "Divida 24 cubos em 6 grupos". As representações visuais ajudaram os alunos a entender que multiplicar é juntar grupos iguais e dividir é separar em partes iguais.








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