cuidar da terra é tarefa de todos.

AUTORA
Coordenadora pedagógica Nathaly Louise Graniska

Relato da prática no “vamos ler”

Gênero textual: dissertativo-argumentativo

Projeto elaborado pelos alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Bitu-Mirim.

Professoras: Marlene Kruk Bobek, Jhenifer Suelen de Oliveira e Equipe Pedagógica.

Falar de meio ambiente é algo sério, não é mesmo? Pensando nisso, precisamos conscientizar os alunos sobre a importância de preservar o meio em que vivemos, observando boas práticas de como proceder.

Assim, os alunos do 4° e 5° ano da Escola Bitu-Mirim, no período integral, trabalharam sobre o tema “Cuidar da terra é tarefa de todos”, juntamente com as professoras Marlene e Jhenifer, com o auxílio da equipe pedagógica.

Em um primeiro momento, as turmas assistiram a um vídeo na tela interativa, o qual mostrava dez maneiras de como cuidar do planeta em que vivemos. Após esse momento de introdução ao tema, foi feita uma conversa sobre o meio em que eles vivem, observando as práticas de cada um, atentando para a importância de cuidar do local onde vivem, ampliando para o planeta.

Posteriormente, os educandos produziram um texto com o título “Cuidar da terra é tarefa de todos”, dando continuidade ao tema já iniciado na parte introdutória. Ao fazer o texto, foi explicitado tudo o que precisa para uma boa produção textual, incluindo elementos como parágrafos, pontuação, coerência e coesão, etc.

Para fechar o trabalho sobre o tema, as turmas confeccionaram um cartaz em que cada um pintou seu “boneco” e colou ao redor do planeta Terra. Trabalhos como esse fazem com que a consciência para a preservação desperte em cada aluno, e isso é algo que irão levar para a vida.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produzindo poemas

GÊNEROS TEXTUAIS – RECEITA